domingo, 1 de novembro de 2009

UNIFESP - Campos Guarulhos por André Santos



Em 2007, foi inaugurado no Bairro dos Pimentas, na cidade de Guarulhos, um novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Com um espaço físico de 12 mil metros quadrados construídos e um teatro com capacidade para 700 pessoas, o campus oferece seis cursos de graduação e um de pós-graduação na área de Humanidades.
A Unifesp existe desde 1933 e é conhecida pela excelência de seus cursos, sobretudo curso de Medicina. Esse curso, ministrado no campus Vila Clementino/São Paulo, conferiu à Universidade o reconhecimento por ser a melhor instituição de ensino superior do país, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Além da Escola Paulista de Medicina e SP, a Universidade possui outros campus: Baixada Santista, São José dos Campos e Diadema.
Com um investimento de aproximadamente 3,3 milhões de reais, a vinda da primeira Universidade Pública de Guarulhos se deu por conta do programa de Expansão das Universidades Federais (Reuni) nas cinco regiões brasileiras. Esse programa possibilitou a extensão de 40 campus e a construção de 10 novas instalações.
Os cursos de Humanidades visam refletir sobre a realidade a nossa volta com base em textos desenvolvidos sobre o tema em questão. São áreas totalmente relevantes para a formação do pensamento humano e a constituição de uma sociedade. A Unifesp de Guarulhos pretende formar professores e pesquisadores em tais modalidades: Ciências Sociais, Filosofia, História e Pedagogia (cursos existentes desde 2007); História da Arte e Letras, que passaram a funcionar em 2009. Nesse mesmo ano foi instituído o primeiro curso de pós graduação: Educação e Saúde.
Para o ingresso nos cursos de graduação, o candidato precisa fazer a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que valerá como fase única em cinco cursos. Para quem pretende cursar Letras, além do Enem, deverá fazer a segunda fase do vestibular, elaborada pela fundação Vunesp.


Nenhum comentário:

Postar um comentário